Páginas

quinta-feira, 6 de março de 2014

O melhor de Mylo Xyloto

Não irei falar de "Us Against the World", "Major Minus", muito menos de "Paradise" (não mesmo) ou de quão lindo é o clipe de "Princess of China" (com certeza não), o que não se discute a respeito da era Mylo Xyloto são seus lives que são simplesmente colossais. Eles são sem dúvidas, visualmente e conceitualmente os melhores da banda, todo o papel picado, os fogos de artifício, as luzes, os telões circulares, as xylobands, toda a luz e efeito, os shows da era são incríveis! Toda a arte envolvida em Mylo Xyloto foi muito bem elaborada, contou com o talento do artista britãnico Paris, que fez grande parte das obras necessárias, contou com muita tecnologia para as xylobands, as pulseiras controladas por uma espécia ondas de rádio, até a banda ajudou no processo de criação de arte. Além do piano muito bem colorido e personalizado, o talento dos quatro carinhas lá, fizeram os shows serem memoráveis.



O que está muito presente na era Mylo Xyloto é a cor, isso sem dúvida, mas essa cor parece ter feito uma comunicação entre tudo que ocorreu na era, os clipes, as roupas, os shows, tudo foi interligado pela cor, e isso de certa forma padronizou tudo, padronizou de forma desorganizada, a era toda está entre uma bagunça de cores, cores que foram muito bem exploradas em Live 2012, eles fizeram um DVD na hora certa, guardaram pra gente toda a beleza das turnês naquele lindo trabalho, Live 2012 devia ganhar um prêmio no Festival de Cannes! Exageros a parte, é um baita trabalho que fez jus à Live 2013. No Brasil eu tenho notado alguma influência da banda sobre alguns artistas populares, os sertanejos especificamente, não os sertanejos sertanejos, e sim esses tais sertanejos universitários, nada contra mesmo, cada cá com seu ouvido. Estava vendo propagandas em um intervalo na TV, e então começa um teaser da Som Livre para o DVD do famosinho Luan Santana, e eu notei no show do cara algumas características muito familiares, como a chuva de papel picado que atravessava a frente do cantor (se a imagem se embaçasse e o Luan fosse loiro, confundiria ele com Chris Martin na hora), fogos de artifício, luzes neon, telões, efeitos filmográficos muito familiares. O outro caso foi outro teaser, só que esse da dupla Fernando e Sorocaba, um único detalhe, um palco bem comum e no centro no meio, um piano, um piano todo colorido, eles optaram por uma arte mais retilínea para cobrir toda a madeira do piano, pelo menos não picharam ele né! Agora por favor, se você é fã desses caras e está lendo isso, eu não estou criticando ninguém, por favor me entenda, nem criticando nem afirmando que eles plagiaram ou bla bla bla, é apenas uma observação, e se realmente tomaram Coldplay como exemplo para algumas coisas dos shows é sinal que acompanham a banda e por isso parabéns para eles, tem um ótimo gosto musical!
Então com uma nova era acontecendo, o que eu espero é que abanda carregue um pouco dessa essência dos Lives da era MX, não com tanta cor, o que eu acho que não acontecerá por o q já foi divulgado até agora, mas vai que a banda inova né, amam fazer isso, e fazem muito bem, vai que inovam e seja melhor, é a velha história, esperar... (gostaria das xylobands, mas essas estão correndo perigo, muitos dizem que a banda não vai continuar com elas pelo auto custo que tem, ou seja sem xylobands, isso é umas tristeza! Só um desabafo de quem não tem xyloband)

Conheça mais da arte para Mylo Xyloto, feito pelo artista Paris nesse post: "Paris X Coldplay"

E veja este Live de "God Put A Smile Upon Your Face", da era MX, que pra mim é o mais fodão da era!

             Coldplay - God Put A Smile Upon Your Face (UNSTAGED)