Páginas

Parachutes


Antologia da Era Parachutes


A Era Parachutes aqui é definida em um total de tudo que veio antes e depois do álbum principal (Parachutes), até o inicio da Era AROBTTH.

Pois, sendo assim, podemos falar do primeiro trabalho gravado da banda, a música "Ode To Deodorant" que foi uma espécie de B-side lançado em 1998 em fita cassete por Phil Harvey para promover shows da banda. No fim de 2005 uma fita com a música foi vendida no eBay, um fã comprou a fita e "vazou a mesma na internet no dia 13 de janeiro de 2006, por conta disso o dia 13 é considerando por alguns coldplayears como o Dia de São Ode.

Ode To Deodorant
1998


Depois, ainda em 1998, em maio de 1998 após um fim de semana de gravações foi lançado "Safety ep.", que foi distribuído como uma demo para as gravadoras. "Safety ep." pode ser considerado o primeiro trabalho público da banda, após a finalização do ep por £200, os envolvidos ficaram tão satisfeitos com o resultado final que decidiram pagar 500 cópias para serem distribuídas por Londres, no entanto apenas 50 cópias foram realmente vendidas, todo o resto foi distribuído para as gravadoras, para a família e amigos. O ep é considerado uma raridade, e chega a custar £2.000 no eBay. A capa do álbum é um negativo de uma foto de Chris Martin, tirada pelo amigo da banda John Hilton (mais). Existe ainda um clipe um tanto quanto curioso para a música Bigger Stronger presente neste ep.


Safety ep.
Maio de 1998
Faixas:
Clique no título da música para ver sua letra.



Após "Safety ep." em 26 de Abril de 1999 vem o segundo lançamento oficial da banda, "Brothers & Sisters ep.", a gravação foi concluída em quatro dias, a música "Brother & Sisters" já era uma das favoritas nos shows antes do lançamento do ep. Apenas 2500 cópias originais existem, e podem ser encontradas regularmente no eBay, existe uma nova versão da canção "Brothres & Sisters" no single "Trouble".
Na música "Easy To Pleace" existe um plano de fundo atmosférico que foi gravado fora do estúdio, por meio de microfones em uma estrada molhada. A capa do álbum que também foi feita por John Hilton, é uma foto do quinta da casa dele quando criança, editada em uma versão antiga de photoshop.


Brothers & Sisters ep.
26 de Abril de 1999
Faixas:
Clique no título da música para ver sua letra.



Já em 11 de outubro de 1999 vem o terceiro lançamento oficial da banda, "Blue Room ep." além disso é também o primeiro lançamento da banda já na gravadora Parlophone, que assinou contrato em abril de 1999. A versão de "Don't Panic" foi caracterizada e é diferente da versão que aparece no álbum de estreia do grupo, Parachutes. A quarta faixa, "High Speed", também aparece em Parachutes da mesma forma que aparece no EP, sem nenhuma mudança. O EP também apresenta duas canções retiradas de seu EP Safety: "Bigger Stronger" e "Such a Rush". "See You Soon" viria a ser apresentada regularmente no setlist do Coldplay na turnê "A Rush of Blood to the Head Tour" e foi destaque no CD e DVD ao vivo da banda Live 2003. Somente 5000 cópias foram feitas originalmente. Depois de uma re-edição em 2001, o EP tornou-se disponível em maiores quantidades. A capa do álbum foi tirada de uma edição da revista National Geographic em 1997.

Blue Room ep
11 de Outubro de 1999
Faixas:
Clique no título da música para ver sua letra.



E então finalmente se tem o primeiro single de "Parachutes" o single "Shiver" com as músicas "Shiver", "For You" e "Careful Where You Stand", lançado em 06 de março de 2000. A canção "shiver foi escrita dois anos antes do lançamento, aparentemente foi escrita por Chris Martin por conta de um envolvimento dele com a cantora Natalie Imbruglia, com quem ele estava envolvido na época, Chris Martin nega isso.

Shiver ep
06 de Março de 2000
Faixas:
Clique no título da música para ver sua letra.

O próximo single de "Parachutes seria "Yellow", que foi lançado em 26 de junho de 2000, com o lançamento veio também o clipe de Yellow. As músicas "Yellow", "Help Is Round The Corner" e a já presente em "Safety ep." "No More Keeping My Feat On The Ground", são as faixas desse ep.

Yellow ep.
26 de Junho de 2000
Faixas:
Clique no título da música para ver sua letra.

Após o lançamento do single "Yellow" finalmente em 10 de Julho de 2000, veio o lançamento do primeiro álbum da banda, "Parachutes". O álbum foi produzido pela banda e Ken Nelson, com exceção de uma faixa que foi produzido por Chris Allison. Gerou quatro singles de sucesso, cada um com um clipe, "Shiver", "Yellow", "Trouble" e "Don't Panic". Nos Estados Unidos o álbum alcançou a posição 50, e a posição 200 no Billboard, vendeu mais de dois milhões de cópias. Parachutes foi reconhecida a ter um rock alternativo, som semelhante a banda de rock alternativo Radiohead em seu The Bends - OK Computer era. A sensação, easy listening folclórico do álbum é o único de seu tipo na discografia da banda, e a maioria das canções aqui, como "High Speed", "We Never Change" e a faixa-título, são movidos por guitarras acústicas, sutilmente peças elétricas em camadas, e melodias de piano delicado. Faixas mais otimista como "Shiver" e "Yellow" empregam riffs de guitarra mais altos, embora nunca entrem no gênero hard rock. A terceira faixa do álbum "Spies", atraiu alguma atenção por parte do governo chinês, que interpretou como uma canção anti-comunista. Isto levou o álbum a ser proibida no país. A maior parte do álbum foi gravada no Parr Street Studios, em Liverpool, com um total de nove a dez semanas de gravação real, interrompidos por dois mini-tours. No entanto, "High Speed" foi gravado com o produtor Chris Allison interino sobre Verão 1999 no Orinoco Studios, em Londres. A capa do álbum contém uma fotografia de um globo pessoalmente tomado pela banda com uma câmera Kodak descartável. O globo tinha sido comprado de WH Smith por £10, e foi destaque no clipe de "Shiver" e "Don't Panic", e também acompanhou a banda em suas turnês. O álbum ganhou três grandes prêmios, o Q Awards no ano 2000 para melhor álbum, Brit Awards em 2001 para melhor álbum britânico e melhor álbum de música alternativa pelo Grammy Awards em 2002.


Parachutes
10 de Julho de 2000
Clique no título da música para ver sua letra.

Os vídeos:









Ainda na Era Parachutes em 23 de outubro de 2000 é lançado o single "Trouble", com as canções: "Trouble", "Brothers & Sisters" em uma versão regravada e uma versão diferente de "Shiver". A canção "Trouble" possuindo dois vídeos, um vídeo destinado ao público americano e outro ao público do Reino Unido.

Trouble ep.
23 de Outubro de 2000
Faixas:
Brothers & Sisters (regravação)
Shiver (Jo Whiley's Lunchtime Social)
Clique no título da música para ver sua letra.
Vídeos de Trouble:

Originalmente, a banda planejava lançar "Don't Panic" como quarto single de Parachutes. No entanto, a idéia foi abandonada depois que consideraram que três singles eram suficientes para um álbum. Seguindo os lançamentos dos bem sucedidos singles do álbum em 2000, a banda achava que Parachutes havia tido divugação bastante significativas em regiões do Reino Unido. Quando decidiram lançar como o quarto single, seria apenas em países que ainda não haviam recebido nenhum single da banda, como "Yellow" e "Trouble". Coldplay e sua gravadora, a Parlophone, escolheram "Don't Panic", que na época era a faixa favorita do público. O single foi finalmente lançado em 19 de março de 2001 em algumas regiões européias,acompanhado por duas faixas ao vivo, que são "You Only Live Twice", canção tema do quinto filme de James Bond de mesmo nome, e "Bigger Stronger", presente no primeiro EP da banda; essas faixas ao vivo foram gravadas durante sua performance no Rockefeller Music Hall, na Noruega.

Dont't Panic ep.
19 de Março de 2001
Faixas:
You Only Live Twice (Live From Norway)
Bigger Stronger (Live From Norway)
Clique no título da música para ver sua letra.



E assim se dá o fim dos lançamento oficiais e realmente importantes da Era Parachutes!



Fontes