Páginas

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Um pouco de história. A arte de Safety e mais.

Em 10 de junho de 2010, o site oficial do Coldplay iniciou uma nova série de reportagens que se concentram em entrevistar os designers de algumas das obras de seus lançamentos anteriores. Eles começaram com primeiro lançamento do Coldplay, a auto-financiado Safety EP, dos quais apenas 500 cópias foram lançados em maio de 1998. Sua capa foi feita por um amigo da banda, John Hilton.

Oi John. Então você projetou dois primeiros covers de Coldplay?
Eu fiz, sim. A única segurança e Brothers & Sisters um.

Como você encontrou eles?
Eu era amigo de Jonny da escola. Na verdade, eu estava em uma banda com ele. Quando se mudou para Londres para a universidade, me mudei para Birmingham para fazer um curso de arte. Eles começaram a fazer o seu material da banda e eu fui visitá-los nas salas de residência. Eu estava fazendo a fotografia no momento, então eu estava tendo muitas fotografias deles quando eles começaram.

E como você chegou a projetar a capa de Safety ep.?
Meu curso foi um curso de arte comercial, então eu perguntei se eu poderia fazer uma capa para um dos meus projetos. E eles foram felizes em aceitar. Na época, ninguém realmente pensava que eles estavam indo a lugar algum, por isso ninguém se incomodou!

Como foi feita a fotografia?
É apenas uma fotografia que eu tomei de Chris. Apenas uma imagem muito borrada. E o "segurança", na verdade, veio do pouco de escrita na parte superior do filme da câmera. Acabei de deixar o negativo para baixo e ele saiu na impressão.

É de lá que vem o título?
Eu acho que sim. Eles ficaram felizes apenas para deixá-lo lá. Assim, o nome veio a partir da imagem.

Onde foi tirada a foto de Chris?
Provavelmente de um show no loureiro, em Londres.

É deliberadamente borrada?
Bem, havia apenas um monte de fotos, todas em preto e branco. Havia aqueles borrados e as nítidas, mas uma apenas parecia bem estranha. Acho que, no momento, eu estava tentando capturá-lo se movendo ao redor do palco e por estarem todos loucos e também por ele estar equipado com aquele escuro, Radiohead-y coisa da época.

Você criou o nome Coldplay também?
Eu não posso realmente lembrar de quem fez isso. Mas eu poderia ter feito.

Será que você tem outras idéias para os próximos covers?
Eu acho que há um caderno de desenho em algum lugar cheio de outras idéias. Havia ainda mais Brothers & Sisters. Eu tenho um caderno inteiro em algum lugar onde Chris e os meninos escreveram comentários em cada imagem, dizendo coisas "Não, eu não gosto de um presente, é muito assustador", ou o que seja. E então finalmente nós reduzimos ao que eles gostaram. 

Eles estavam levando a banda muito a sério por este ponto?
Oh, definitivamente. Na época, eu achava que eles iam ficar grandes, e eu estava dizendo a todos os meus companheiros na faculdade sobre eles. Eles sempre me pareceram que iam chegar em algum lugar. Eu iria com eles para In The City ou o que seja para ajudar a colocar cartazes e esse tipo de coisa. Era óbvio que eles eram realmente bons, mas se você tem aquele golpe de sorte ou não era outra coisa. Felizmente, eles tiveram.

Eles estavam exigindo sobre a capa de Safety ep.?
Não, eles foram bastante flexíveis com essa. O segundo foi um pouco mais difícil.
O próprio Safety ep vale um monte de dinheiro agora.
É. E adivinhem, eu não tenho nenhum! Na época meu pai estava me dizendo para pedir dinheiro deles, mas eu pensei que ia ser um pouco grosseiro! Quando eu estava tentando conseguir trabalho como designer gráfico, eles haviam começado a ficar grandes, em seguida, e foi uma boa maneira de conseguir emprego em lugares de design. Minhas duas não são as capas mais incríveis, obviamente,elas não me ajudaram a conseguir alguns trabalhos! Mas, como consequência, eu quebrei todas as caixas de CD que eu tinha, então eu acabei com todos.
_Vai custar-lhe um pouco para comprar outro.
Aparentemente sim. Ouvi dizer que eles vão para £ 800 no eBay.

Mas você não está muito orgulhoso da capa?
Na verdade, eu gosto do Safety ep. Não é uma fotografia brilhante, por qualquer meio, mas a razão pela qual eu gosto é que é uma fotografia por um garoto na faculdade de algumas crianças na faculdade e que passou a ser realmente uma grande banda. Então, dessa forma, eu estou realmente encantado com isso.

As capas de Safety ep. e Brothers & Sisters ep.
Ambas feitas por John Hilton.

Fonte: WikiColdplay