X2. What If - saem os teclados e entra um piano lamurioso. Em what if a incógnita está nos tantos questionamentos e perguntas sem muitas respostas que nosso personagem está galgando:







"What if there was no light
Nothing wrong nothing right
What if there was no time
And no reason or rhyme
What if you should decide
That you don't want me there by your side
That you don't want me there in your life"

algo como:

"E se não houvesse nenhuma luz
Nada errado, nada certo
E se não houvesse tempo
Nenhuma razão ou rima
E se você decidir Que você não me quer ao seu lado?
Que você não me quer na sua vida?"

Logo nesses primeiros versos é perceptivel o descontentamento, desapontamento, desmotivação a qual o eu-lirico se encontra, é evidente que ele perdeu algo mas ainda assim ele tenta se reerguer e superar a crise: "Oooh that's right/Let's take a breath jump over the side"

A canção que começa calmamente numa levada de piano da lugar a a guitarras, baterias e pianos grandiloquentes que terminam numa toada solene dizendo que 'a escuridão sempre se transforma em luz', luzes essas que irão clarear-nos e dizer o que realmente aconteceu na história desse personagem. 





Y2. A Message - leves acordes de violão, e é em forma de uma mensagem que nosso código X&Y começa a ser elucidado. Logo nos primeiros versos cantados por Chris M. fica nitido que ele fala sobre uma história de amor, mas sem entregar de fato como essa história se dissipou e fez com que o personagem se sentisse perdido: "my song is love/my song is love unknown"

A calma dos acordes em que ele tenta se expressar e explicar que se trata de uma historia de amor vira desespero no refrão, é como se falar de sua perda fosse agoniante sobe uma bateria, a guitarra chora meio pesada contrapondo as cordas do começo, é como se o eu-lirico se descontrolasse:

"and i'm not gonna take it back
and i'm not gonna say i don't mean that
you're the target that i'm aiming at
and i get that message home"

=

"E eu não vou retirar [o que eu disse]
Nem dizer que não era o que eu pretendia
Você é o alvo em que eu estou mirando
E eu levarei essa mensagem para casa"

Em um dos últimos versos ele suplica: "and i love you, please come home" - em vão. E a música termina nos mesmos acordes em que começou com o personagem guardando mais uma vez a mensagem para si mesmo, caberá a nós decifra-la.








X3. White Shadows - essa é uma das mais soturnas do álbum e da teoria toda, white shadows é providencial do início ao fim.
Começo falando de toda a atmosfera em torno dela, a sonoridade e letra como um todo é ponto chave... logo de cara um sintetizador sinistro (tocado por nada mais, nada menos que Brian Eno) em que nosso personagem parece nos contar sobre uma história de seu passado quando cirança:





"When I was a young boy I tried to listen
And I wanna feel like that
Little white shadows blink and miss them
Part of a system, I am"

=

"Quando eu era um garoto novo, eu tentei escutar
E eu quero me sentir daquele jeito
Pequenas sombras brancas piscam e você as perde
Parte de um sistema, eu sou."


A sacada aqui é a seguinte, nosso personagem quer voltar a ter uma sensação, um tanto quanto peculiar de sua infância - subliminarmente tudo nos leva a crer que quando ele era uma criança podia ver pequenas sombras brancas. Pequenas sombras brancas brilhantes e cintilantes = fantasmas!
Numa busca por se encontrar e se recuperar de uma grande perda ele recorre a elementos de sua infância, mas por que ele quer se comunicar com fantasmas?
Em meio a uma canção cheia de suspense com mais referências a matemática ("Part of a system, a plan") e um refrão fantasmagórico (Chris canta um "Maybe you'll know..." encima de uma guitarra afiada com a sua voz pontualmente duplicada para dar um efeito mais sombrio ainda) temos ainda mais um emblema pro fim da música, observe os versos:

"Swim out on a sea of faces
Tide of the human races
Oh, an answer now is what I need...

See it in a new sun rising
See it break on your horizon
Oh, come on love, stay with me..."

algo como:

"Nadando contra um mar de rostos
A maré das raças humanas
Oh, uma resposta agora é o que preciso...

Veja isso em um novo nascer do sol
Veja isso surgindo no seu horizonte
Oh, venha amor, fique comigo"

O eu-lirico nos dizeres: 'nadar contra um mar de rostos, a maré das raças humanas' deixa pra trás a comunicação com fantasmas e faz referências a cair em si novamente, voltar a sua realidade exigindo o que todos estamos querendo: respostas!
Pois bem, ele deixa uma dicona da nossa hisstoria no último verso: "Come on love, stay with me..."







Y3. Low - é engraçado como essa música que soa mais pesada, veloz, vigorosa e elétrica do álbum possa ser o apice do dengrigolamento do nosso personagem, é das canções mais tristes e mais deprês de todas,  e o seu contraponto é a energia que ela tem do início ao fim
Se lá no começo em square one ele podia sangrar em varias cores, aqui ele ve tudo em preto e branco. Tem algo mais desolante?





"You see the world in black and white
No colour or light

[...]

But you mean more, mean more to me
Than any colour I can see"

=

"Você vê o mundo em preto e branco
Nenhuma cor ou luz

[...]

Mas você significa mais, significa mais para mim
Do que qualquer cor que eu possa ver"


Ele continuo sofrendo por alguém e não ve mais sentido nenhum em sua vida, e por isso se sente 'baixo' - é uma sacada legal de low/baixo e down/pra baixo aqui - a sacada fica mais clara num dos versos mais legais de toda musica:

"And don't you wanna see it come soon
Floating in a big white balloon
Or given on your own silver spoon
Don't you wanna see it come down
There for throwing your arms around
And say "you're not a moment too soon""

=


"Você não quer vê-lo chegar logo?
Flutuando em um grande balão branco
Ou dado em sua própria colher de prata
Você não quer vê-lo descer?
Chega de jogar seus braços para cima
E dizer "você não está nem um pouco adiantado""

Aqui ele fala do seu amor, que vem do alto, vem dos céus... flutuando em um balão ou no alto de uma colher de prata, o fato é que o seu amor está no alto e ele la no baixo querendo reencontra-lo

'cos i feel low?
Chegou a hora de dar explicações...





X4. Fix You - Chegamos ao meio da nossa viagem e consequentemente a catarse do álbum/história, fiX You, o momento em que o X encontra Y... não à toa essa é a canção mais importante do álbum, como a mais importante pra muita gente e até mesmo, quem sabe, para o Coldplay.
Ela começa triste com Chris numa voz quase que embargada sob um órgão/piano e violão melancolicos; FY é declaradamente uma música sobre perda como a propria banda faz questão de deixar claro e os seguintes versos vem para reforçar essa idéia:




"Tears stream down your face
When you lose something you cannot replace"

=

"Lágrimas rolam no seu rosto
Quando você perde algo que não pode substituir"

No contexto da nossa historia é nesse ponto em que revela-se que o eu-lirico perdeu uma pessoa querida, explica-se os porques dele se sentir tão perdido, os porques dele falar com fantasmas em 'white shadows' (come on love, stay with me), os porques dele se sentir pra baixo em 'low' e jogar os braços aos céus pedindo pro seu amor descer e o porque a escuridão se transformaria em luz em 'what if' (Lights will guide you home/And ignite your bones/I will try to fix you)
A música que começa com um Chris M. especialmente inspirado e termina com a uma banda completamente inebriada em unissono com um coral emocionante, final sublime.




Y4. The Hardest Part - essa é uma das baladas mais simplistas e ensolaradas do Coldplay, adoro o piano dela... e dadas as explicações anteriores, hardest part cai muito bem após a emocional Fix You, ela funciona como uma 'ressaca', é a música de reflexão do quão dificil é pro eu-lirico estar só, dos arrependimentos, de suas agruras e o desafio de enfrentar a barra, seguir em frente  e principalmente vencer sua evidente desliusão:




"Everything I know is wrong
Everything I do it just comes undone
And everything is torn apart

Oh and it's the hardest part
That's the hardest part
Yeah that's the hardest part
That's the hardest part"

=

"Tudo que eu sei está errado
Tudo que eu faço apenas fica arruinado
E tudo está despedaçado

Ah, e é a parte mais difícil
Essa é a parte mais difícil
Sim essa é a parte mais difícil
Essa é a parte mais difícil"

E termina com com um piano mais lindo que o do começo...





X5. Talk - essa é a mais eletrônica de todo o álbum, usa de riffs de uma banda alemã (Kraftwerk) pioneira no genero, a canção original curiosa/irionicamente se chama 'Computer Love' e vem para deixar a história mais eterea novamente.
Num climão total sideral nos primeiros versos ja reforça-se a tese anterior de sua irreparavel perda:





"Oh brother I can't, I can't get through
I've been trying hard to reach you
'Cause I don't know what to do
Oh brother I can't believe it's true
I'm so scared about the future
And I wanna talk to you
Oh I wanna talk to you"

=

"Oh, cara, eu não consigo, eu não consigo superar
Ando tentando te alcançar
Porque eu não sei o que fazer
Oh, cara, eu não consigo acreditar que é verdade
Estou tão assustado em relação ao futuro
E quero conversar com você
Oh, eu quero conversar com você"

Nosso eu-lirico começa a dar sinais de insanidade, a solidão e depressão pode estar dando sinais de que  ele não está mais regulando suas faculdades mentais, por isso a fissura em precisar falar, conversar, se comunicar.
Até mesmo o video-clip (genial) de Talk nos exprime uma idéia incomoda de loucura, insanidade - principalmente e exatamente na parte em que o Chris dialoga com o robôzinho e aparecem as inscrições de trás pra frente 'tell me how do you feel', que pode aqui ser a representação da louca mente do nosso personagem. 
Eis os sinistros versos:

"Are you lost or incomplete?
Do you feel like a puzzle,
You can't find your missing piece?
Tell me how do you feel
Well I feel like they're talking
In a language I don't speak
And they're talking it to me"

=

"Você está perdido ou incompleto?
Você se sente como um quebra cabeça
E não consegue achar sua peça perdida?
Diga-me como se sente
Bem, sinto que eles estão falando
Em uma língua que eu não falo
E eles estão falando comigo"

Nestes trechos, os indicios de vozes a conversar na mente do eu-lirico poderia sinalizar um quadro de esquizofrenia pelo trauma da perda

E a musica termina com uma bateria dramatica e dando brecha para a proxima canção nos versos: "And you feel like you're going/Where you've been before"
Ele sente como se estivesse indo para um lugar onde ele ja esteve antes: swallowed in the sea!







Y5. Swallowed in the Sea - o lugar mencionado em 'talk' é o mar de 'SitS' como pode ser verificado nos versos que se repetem algumas vezes na música: "Well, that's where I belong/And you belong with me".
Aqui há uma clara referência de como foi que o eu-lirico perdeu sua amada -  'engolida' pelo mar (afogada) - e na minha opinião nesse ponto da história nosso personagem num assomo de loucura tenta o suicidio no mesmo mar que o fez perder o amor de sua vida:

"Oh, what good is it to live
With nothing left to give?

[...]

Yeah, you belong with me
Not swallowed in the sea"

=

"Para que serve viver
Sem nada mais para dar?

[...]

E seu lugar é ao meu lado
Sejamos tragados pelo mar"









X6. X&Y - a psicodelia de X&Y vem a calhar nesse exato momento do álbum! O que teria acontecido ao nosso personagem? A história é narrada verso a verso da canção, logo no início Chris M. ja entoa: "Trying hard to speak and/Fighting with my weak hand/Driven to distraction" o que nos leva a crer que ele não morreu, mas a sua busca cega por sua amada o fez ter experiências interessantes (Experiência de Quase Morte pra quem acredite...) como pode observar-se no refrão:





"You and me are floating on a tidal wave
Together
You and me are drifting into outer space
And singing..."

=

"Você e eu estamos flutuando sobre uma onda
Juntos
Você e eu estamos à deriva no espaço sideral
E cantando..."

E embalada por violinos a canção termina pelo simples e belo refrão...






Y6. Twisted Logic - essa canção é a derradeira da nossa história, tem um pouco da obscuridade de square one, white shadows e talk e é enfurecida.
Ao pé da letra a musica se chama: Lógica Distorcida, na minha opinião uma referência ao embaralhamento proposital das canções no X&Y.
A história começa com nosso personagem acordando, literalmente, para vida: 



"Sunlight opened up my eyes
To see for the first time
It opened them up
And tonight
Rivers will run dry
And not for the first time
Rivers will run"

=

"Luz do sol abriu meus olhos
Para ver pela primeira vez
Abrio-os para o alto
E hoje à noite
Rios secarão
E não pela primeira vez
Rios correrão"

Ao que parece ele abriu os olhos para sua realidade e entendeu que existia um mundo a sua volta em que ele precisava se submeter e simplesmente seguir em frente...
Ele se concientiza sobre um futuro, aprendeu a lidar com isso e  sabe que tem que continuar, pois o amanhã é uma incerteza pra humanidade: "Hundreds of years in the future/there could be computer/slooking for life on earth"

Nos versos: "say what you feel like/say how you feel" há uma clara referência ao verso "Tell me how do you feel" de Talk. E agora o eu-lirico não está mais "stuck in reverse" como em  Fix You:

"You'll go backwards
but then
you'll go forwards
again"

=

"Você irá retroceder
Mas daí
Você irá pra frente
De novo"

Ele entende enfim, que a vida é feito de altos e baixos e de progressos e retrocessos.
A música acaba em meio a um gritinho estridente de Chris M. junto com as batidas eufóricas finais de Twisted Logic.






'Til Kingdom Come - o silêncio que se dá entre Twisted Logic e Til Kingdom Come é proposital, esse hiato pode ser a representação do tempo, anos se passaram para o nosso personagem e eis que o prenuncio do fim vem em forma dessa bela canção que tem por titulo a tradução: 'Até o Fim dos Tempos', lembram-se do que eu disse la no início de Square One? Nos versos da primeira música do álbum ja previa-se esse desfecho: "From the top of the first page/To the end of the last day"... e eis que numa pegada country/folk, Chris M. narra o verdadeiro fim da história:


"Steal my heart... and hold my tongue
I feel my time... my time has come
Let me in... unlock the door
I never felt this way before"

=

"Acalme meu coração e mantenha-me calado
Eu sinto que minha hora, minha hora chegou
Deixe-me entrar, destranque a porta
Nunca me senti desse jeito antes"

Imagino que pela passagem de tempo o eu-lirico ja tenha envelhecido e está chegando a sua tão esperada hora de partir... "And the wheels just keep on turning/The drummer begins to drum"

E no refrão ele entoa:

"For you I'd wait... 'Til Kingdom Come
Until my day... my day is done
and say you'll come... and set me free
just say you'll wait... you'll wait for me"

=

"Por você eu esperaria... até o fim dos tempos
Até que os meus dias... meus dias terminem
E diga que virá... e me libertará
Apenas diga que você esperará...você esperará por mim

Apenas diga que você esperará...você esperará por mim
Apenas diga que você esperará...você esperará por mim"

E termina...



-
"Em termos matemáticos X e Y eram sempre as respostas, mas na vida ninguém sabe."

"Para mim o disco fala dessas perguntas sem respostas, e do que você pode fazer em relação ao fato de que não pode explicar todas as desconhecidas variáveis." - Chris Martin

  • Lembrando que isso é um texto de uma  uma teoriasem ligações com a banda e portanto não oficial. A análise aqui divulgada foi criada e adaptada livremente por mim, baseado nas composições do X&Y.